Introdução

Amparada na Lei 9.795/99 (Lei que dispõe sobre a Educação Ambiental no Brasil), na Legislação Interna da Instituição (Resolução CONSUNI-UBM, n° 013/2016 de 21 de dezembro de 2015), na Agenda 2030 da ONU e no PEA-UNESCO (Programa de Escolas Associadas à UNESCO), o Programa Ambiental Gaia (PAG) busca definir diretrizes socioambientais para o corpo docente e discente, equipe gestora e colaboradores. Enfim, busca-se inserir na consciência social a responsabilidade ambiental. Para tanto, o PAG reúne em suas temáticas todos os elementos que levam em considerações aspectos econômicos, sociais e ambientais. O desenvolvimento econômico deve estar atrelado à preservação ambiental e a justiça social.

Atualmente quando olhamos para o cenário mundial, com um mínimo que seja de pensamentos e sentimentos ecológicos, passamos a ter a certeza de que onde deveríamos ver pessoas felizes e integradas ao meio ambiente, usufruindo dele o que de melhor pode nos oferecer, percebemos que ainda falta muito para que nossos desejos de sobrevivência, individuais ou concentrados num pequeno grupo, nos levem a planejar e realizar atividades/projetos, de forma a reduzir os estragos e impactos no nosso habitat. E, mesmo com os diversos acordos globais como: Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano – 1972; Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – 1983 a 1986; Cúpula da Terra / Rio-92 – 1992; Conferência das Partes 3 – 1997; Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável – 2002; Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável – 2002; Conferência de Bali – 2007; Conferência de Copenhague – 2009; Conferência do Clima da ONU de Durban – 2011; Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) – 2012; Conferência de Tbilisi – 1977; entre outros, ainda são tímidos os projetos realmente efetivos em resultados, trazendo apenas algumas alterações pontuais, isoladas em suas atividades. Na tentativa de sensibilizar as nações para o problema, no ano de 2000, a Organização das Nações Unidades promoveu a Assembléia do Milênio, que consolidou várias metas estabelecidas nas conferências anteriores, realizadas nos anos 90, e estabeleceu um conjunto de objetivos para o desenvolvimento e a erradicação da pobreza no mundo que deveriam, a partir dali, ser adotados pelos estados membros das Nações Unidas, chamados Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Ficando estabelecido o ano de 2015 para o alcance dos objetivos propostos. Na conferência foram identificados 8 objetivos gerais:

Posteriormente, em agosto de 2015, foi realizada a Cúpula das Nações Unidades para o Desenvolvimento Sustentável, processo que teve início em 2013, quando foram adotados os ODS que compreende 17 objetivos do desenvolvimento sustentável, que deverão ser cumpridos até 2030.

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