Projeto Floresta-Escola

A educação desemparedada molda atitudes e internaliza valores tão profundos quanto subjetivos como, por exemplo, as regras sociais e os processos educativos dos povos originários, aqueles que têm a floresta como casa, como escola, como mestra e guardiã da sabedoria ancestral. No contexto das escolas públicas e privadas brasileiras, toda essa teoria na prática é outra. Ensinar a muitos como se fossem um só já era premissa. Agora, os educadores sequer conheceram todas as crianças ao vivo, apenas pela tela. A pedagogia da pandemia, alicerçada na relação remota, torna cada vez mais exótico o rude e aquilo que não é dominado, controlado e fichado. Lá fora a prática é outra. A floresta educadora nos transmite o movimento (mesmo aquele dentro de nós, os desejos), a sua dinâmica. E nós aprendemos com ela a sobreviver na abundância, na colaboração, na cooperação e nos ciclos da vida. O que você aprendeu com a Natureza?

Existem vários aspectos-chave para a Floresta Escola que a diferenciam de muitas outras atividades de educação ao ar livre. Essas características definidoras são importantes, pois enfatizam como e por que a Floresta-Escola é diferente em termos de seus benefícios para as crianças. Alguns deles: O uso de um ambiente de floresta (e, portanto, ‘selvagem’); uma alta proporção de adultos por alunos; o aprendizado pode ser vinculado aos objetivos do Currículo Nacional e das diretrizes e bases para a educação; a liberdade de explorar usando múltiplos sentidos e; um contato regular das crianças durante um período significativo de tempo. O ambiente da Floresta-Escola é adaptável e permite uma abordagem metodológica flexível, que pode acomodar uma variedade de estilos de aprendizagem.

Os estilos de aprendizagem são as diferentes maneiras pelas quais as crianças absorvem e processam melhor as informações: cinestésica (aprender fazendo), linguística, interpessoal, matemática e visual. A Floresta-Escola é uma abordagem que pode permitir que os profissionais moldem os métodos de ensino ao estilo de aprendizagem de um indivíduo.

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