Em consonância com as políticas ambientais da instituição e com os princípios do PAG – Programa Ambiental Gaia, a eficiência energética é uma das áreas contempladas nessa proposta, que visa a transformação institucional, para se tornar sustentável , atendendo aos fundamentos da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade; a qual contém o conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Embasam a realização do projeto os ODS 04 (educação de qualidade), 07 ( energia acessível e limpa), 12 (consumo e produção responsável).
Este projeto iniciou em junho de 2016 , com a abertura da 3ª Chamada Púbica da Light e teve a participação Núcleo de Pesquisa, Inovação e Difusão das Engenharias do Centro Universitário de Barra Mansa – NUPIDE – UBM, que coordena atividades e projetos de Pesquisa e Extensão, ligados às Engenharias, criando assim um ambiente propicio para o desenvolvimento das atividades de pesquisa e inovação, além da criação de equipes para a realização dos projetos, composta por acadêmicos e professores orientadores.
Na construção do projeto, foram envolvidos o Comitê do PAG, para acompanhar o edital apoiar no levantamento da documentação junto aos setores administrativos, e o NUPIDE, como organizador, realizando a interface com a empresa VITALUX-ECOATIVA, que preparou o diagnóstico de análise dos potenciais de redução de consumo nos sistemas de iluminação das áreas internas dos campi Barra Mansa e Cicuta, bem como o acompanhamento na execução do projeto, após os resultados e avaliação realizados pela Light, e implantação em 2019/20.
As medidas de economia propostas foram avaliadas segundo os parâmetros de RCB (Relação Custo-Benefício) definidos no documento “Procedimentos do Programa de Eficiência Energética – PROPEE” da ANEEL de 2013.
Os objetivos específicos do projeto são:
- Implantação de geração distribuída por meio de sistema fotovoltaico com capacidade de 100kW pico no Campus Cicuta.
- Substituição de 5.604 lâmpadas das áreas internas dos campi Barra Mansa e Cicuta por outras de melhor eficiência com menor consumo de energia.
Por questões estratégicas, em 2020, as placas fotovoltaicas foram transferidas para o Campus Barra Mansa, após análise e concessão da Light.
A seguir, outros benefícios que poderão ser obtidos com o projeto:
- Capacitação profissional dos funcionários e colaboradores.
- Interação e integração dos alunos no desenvolvimento dos estudos e projetos.
- Capacitação técnica dos alunos.
- Melhoria dos ambientes para alunos, funcionários e professores.
- Conscientização e disseminação dos conceitos de eficiência energética.
- A economia do projeto proporcionará meios para que a instituição tenha condições de promover mais melhorias na infraestrutura e para os alunos.
- Redução do consumo de energia proporcionará menor demanda da Concessionária de Energia, que consequentemente necessitária obter menos energia das usinas para atender sua demanda, o que promove um alívio na matriz energética brasileira e menor necessidade de investimento do governo em novas usinas.
Foto: Thiago Godoy